TEXTOPr@tico
Redação - com objetividade, concisão e clareza
Textos
VOCABULÁRIO DE AGUINHAS
Ilustração: Tampa estilizada da água mineral de Águas Virtuosas de Lambari, que ilustrou a série HISTÓRIAS DE AGUINHAS, deste autor
- Apresentação
- Fotos
- Vocabulário de Aguinhas - Letra "A"
- Mais Vocabulário de Aguinhas
- Referência
- Menino-Serelepe
APRESENTAÇÃO
Também nos divertíamos muito, lembrando ditos, expressões e
trovas populares, além de colecionar palavras em desuso na
língua, catadas tanto aos clássicos como aos matutos do
Sul de Minas Gerais.
(Do livro inédito: Pai Véio, um contador de histórias, de Antônio Lobo Guimarães)
Pelo que respeita à linguagem, tanto culta, como familiar ou popular, é lá [em Minas Gerais] que me
parece estar a feição primitiva.
(Gladstone C. de Melo, linguista e professor, de Campanha, MG, no livro A língua do Brasil)
José Batista Guimarães, meu avô paterno, que os netos tratavámos carinhosamente por Pai Véio, inspirou este autor a escrever as Histórias de Aguinhas, série da qual 3 livros foram publicados:
- Menino-Serelepe
- Abigail [Mediunidade e redenção]
- Os Curadores do Senhor
Aguinhas é o nome fictício de Águas Virtuosas de Lambari, nome inventado por meu avô, onde se passam essa série de narrativas sobre a memória familiar e de minha cidade natal.
O livro Menino-Serelepe foi narrado em primeira pessoa e fazendo uso de um vocabulário que evocava minha infância e o modo de falar dos meus familiares e do "povo de Aguinhas". Disso resultou um repertório de cerca de 500 palavras a que chamei de Vocabulário de Aguinhas, que foi publicado em apêndice ao livro citado.
Pois bem, esse vocabulário é a fonte desta Série Vocabulário de Aguinhas.
Vamos lá.
FOTOS
VOCABULÁRIO DE AGUINHAS - LETRA "A"À la Sion: À moda do Sion. Letra à moda do Sion: maneira elegante e caprichada de escrever ensinada às alunas dos colégios Sion.A leite de pato(a): Jogar de brincadeira, sem valer nada.À riviria: Corruptela de à revelia, com o sentido de grande quantidade, fartura, exagero,descontrole.Às encobertas: Às escondidas.Afinar: Desistir da briga, pedir penico. Não disputar bola dividida por medo de contusão.Abusão: Superstição.Afissurado: Ansioso, sôfrego, ávido. Apressado.Às gatas: A todo custo [à gata].Abatumado: Entristecido, preocupado, tristonho.Açangalha: letra ruim, mal traçada.Acanhoso: Envergonhado.Acometer: Saltar. Adiantar-se impetuosamente. Lançar-se, abalançar-se, aventurar-se.Água-de-batata: Café ralo, água-choca.Água de barrela: Água em que se ferve cinza que é usada para branquear roupa.Água-doce: Qualquer um; mal conhecedor das coisas.Alcaide: Prefeito. Diz-se, também, de objeto velho, feio, fora de moda, desusado, imprestável. Ou de resto de mercadoria que não tem venda, encalhe.Afincado: Pertinaz, teimoso, aferradoAfundar chão: Caminhada a cavalo.Amarrar (a caça): Estacada que o cão de caça dá quando avista uma presa, permanecendo imóvel até a chegada do caçador.Andar de bonde: Andar de braços dados. [Gíria ocorrente em Aguinhas.]Andar de latinha: Caminhar sobre latinhas (geralmente de massa de tomate), nas quais se fez um furo e se passou um barbante para encaixar o dedão do pé e controlar os passos.Andejo: Que não para em casa, que anda de uma parte a outra.Angulê: Polenta mole com carne moída e molho de tomate.Aranzel: Arenga, lengalenga, discurso demorado e chato.Arapuca: Casa velha, esburacada, caindo aos pedaços.Arnela: toco de dente colado à gengiva.Arreganho: Ameaça, intimidação.Arrego: Ato de render-se, entregar-se. Ajuda: Sofreu, e não pediu arrego.Arrimar: Encostar, apoiar, escorar.Arrochado: Apertado, em dificuldade por falta de dinheiro.Atacado dos ventos: Pessoa que tem problema de gases.Atochado: Completamente cheio.Atopetado: Muito cheio, abarrotado.Aturar: Durar, resistir.Azulego: Cavalo de pelo escuro, com pintas miudinhas, brancas e pretas.
Mais Vocabulário de Aguinhas- Confira a série VOCABULÁRIO DE AGUINHAS disponível no meu site pessoal:https://guimaguinhas.prosaeverso.net/blog.php?idb=36347
ReferênciasFontes de consultas principais:
- Pequeno Dicionário da Língua Portuguesa, Aurélio Buarque de Holanda
- Aurélio Eletrônico, Século XXI
- Dicionário de Vocábulos Brasileiros, Beaurepaire-Roban
- O Dialeto Caipira, Amadeu Amaral
- Dicionário Sertanejo, Cornélio Pires
- Dicionário da Terra e da Gente de Minas, Waldemar de Almeida Barbosa
- Novo Dicionário da Gíria Brasileira, Manuel Viotti.
Menino-Serelepe Este Vocabulário de Aguinhas faz parte do livro Menino-Serelepe - Um antigo menino levado contando vantagem, de Antônio Lobo Guimarães, pseudônimo com que Antônio Carlos Guimarães (Guima, de Aguinhas) assina a coletânea Histórias de Aguinhas.
ACGuima
Enviado por ACGuima em 02/12/2020
Alterado em 03/12/2020