TEXTOPr@tico
Redação - com objetividade, concisão e clareza
Meu Diário
06/02/2020 17h50
REDIGIR MELHOR - A3 - Redação e revisão de textos

Ilustração: Figura do lápis em ação: ferramenta de escever inventada em 1564, que realizou uma revolução na escrita, e usada até hoje.



FERRAMENTAS ELETRÔNICAS DE REDAÇÃO

GRAMÁTICA ON-LINE

SITES DE PORTUGUÊS

REDAÇÃO NA WEB

BIBLIOTECA VIRTUAL


SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO

REDAÇÃO PASSO A PASSO

AUTORREVISÃO TEXTUAL

COLETÂNEAS DE REDAÇÃO E SINTAXE DO REDIGIRMelhor

ESTUDAR REDAÇÃO NA WEB

RECURSOS ELETRÔNICOS DE REVISÃO DE TEXTOS

ROTEIROS PRÁTICOS DE BLÁ-BLÁ-BLÁS...

COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAL

MUNDO VIRTUAL


APRESENTAÇÃO

Desde há alguns anos, cresce a valorização da Língua Portuguesa como veículo de cultura, meio de comunicação e fator de ascensão social. Os concursos públicos, as provas do Enem, nos quais a redação tem um peso decisivo, as elaborações de teses e dissertações em âmbito universitário, os certames escolares para escolha da melhor produção textual, os prêmios jornalísticos temáticos sobre a melhor reportagem em determinado gênero, a proliferação de lançamentos de livros nos mais variados gêneros, as campanhas publicitárias institucionais ou privadas, os bate-papos nas redes sociais são apenas alguns exemplos do quanto um bom desempenho em língua materna faz a diferença nas várias instâncias da vida social e econômica do Brasil de hoje. 

Nelson Patriota, da Academia Norte-rio-grandense

de Letras. Prefácio do livro Revisão de textos -

da prática à teoria, de Risoleide Rosa F. de Oliveira

A escrita é, com certeza, uma das maiores criações do homem.

Através dela podemos voltar ao passado, projetar-nos para o futuro e compreender o presente. A palavra escrita não só nos revela o mundo – ela é capaz de transformá-lo.

(ERNANI TERRA & JOSE DE NICOLA)


Como vimos dizendo, contribuir ao autor do texto para desenvolver ou atualizar competências de planejar, redigir e revisar o próprio texto é o objetivo da Coletânea REDIGIRMelhor. 

Abaixo listamos materiais didáticos que vão auxiliar a execução dessa tarefa.

Confira.

Voltar


REDAÇÃO PASSO A PASSO


     A competência textual, que se evidencia mediante o domínio... [de]  fatores de textualidade, não se desenvolve simplesmente pelo próprio exercício da escrita, por tentativa e erro, em treinamentos, em livros-texto ou nos bancos escolares. Na verdade, internalizamos os recursos de expressão de que necessitamos para escrever através da leitura (inteligente), da leitura que decodifica o texto em sua forma,ultrapassando sua superfície e o interesse apenas por seu conteúdo.

(Prof. Gilberto Scarton, autor do Guia de Produção Textual)

...o propósito é fornecer uma base inicial e não resolver problemas mais complexos. Mas um começo é importante. Afinal, é inútil queixar-se de que os problemas mais complexos não foram resolvidos enquanto se está apenas examinando os fundamentos.

(ROBERT F. MAGER, Medindo objetivos de ensino)


Introdução

Como está no Módulo A1 no tópico Resumo do método REDIGIRMelhor, elaboramos

roteiros próprios de estudos com orientações e recursos didáticos voltados à produção e revisão do próprio texto, isto é, 

roteiros de composição e autoconferência das fases do processo de produção do texto, que podem, é claro, serem utilizados também na conferência/revisão de textos de terceiros.

Vejamos uma síntese desse método e dos e-books que confeccionamos para auxiliar na tarefa de REDIGIRMelhor.

Voltar


Sequência didática na elaboração dos e-books da Série REDAÇÃO E REVISÃO

Em primeiro lugar, examinem o seguinte diagrama:

Sequência didática do método REDIGIRMelhor na elaboração dos e-books da série REDAÇÃO E REVISÃO

[V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

  Instrutor Serelepe

E aí, minha gente, examinaram o diagrama acima?

Pois bem, vamos comentar como se deu o sequenciamento didático na elaboração dos e-books da série REDAÇÃO E REVISÃO.

Ele ocorreu da seguinte maneira:

1 - Foi feito um exame preliminar das dificuldades generalizadas para redigir e mentada uma proposta de solução (itens 1 e 2);

2 - A seguir (item 3), elaborou-se o e-book 1 - COMO ESCREVER UM TEXTO, o qual é finalizado com o QUADRO RESUMO PLANEJAMENTO DO TEXTO DISSERTATIVO (item 4);

3 - No passo seguinte, na Primeira Parte - Ensaio teórico do e-book 2 - COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO, estudou-se o TEXTO como um produto a ser confeccionado por etapas e fez-se, ao final, um roteiro para elaborar e revisar textos – o ROTEIRO de elaboração de textos do REDIGIRMelhor (itens 5 e 6);

4 - Com base nas teorias e roteiros de redação dos e-books anteriores, foi elaborado a Segunda Parte - Aspectos práticos do e-book 2 – COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO, no qual se criaram as LISTAS de orientação e revisão de textos, visando a facilitar a quem escreve o trabalho de redigir e revisar seu próprio texto (itens 7, 8, 9, 10 e 11);

5 - Pois bem, já tínhamos ferramentas para planejar, redigir e revisar o texto, assim, o próximo passo foi cuidar da PREVENÇÃO dos erros. Daí surgiu o e-book 3 – COMO ESCREVER SEM ERROS, um roteiro didático para identificar e prevenir erros de redação (item 12), um conhecimento que auxilia muito a compreensão e a aplicação dos Roteiros de produção e revisão de textos (item 13);

6 - Um ponto de destaque, na avaliação que fizemos no item 2, foi a importância de entender como se tece um texto, e isso, como sabemos, nos é ensinado pela SINTAXE (etimologicamente  organizar, coordenar, dispor). Desse modo, cuidamos da ORGANIZAÇÃO LÓGICA do texto no e-book 4 – COMO DAR COESÃO E COERÊNCIA AO TEXTO (item 14);

7 - E, finalmente, o método do REDIGIRMelhor pressupõe que o que verdadeiramente “ensina” a escrever com correção é a atividade de trabalhar com textos (leitura e análise da escrita) e trabalhar o próprio texto (escrever e reescrever). Assim foi que da REESCRITURA E EDIÇÃO do texto cuidamos no e-book 5 – COMO REESCREVER E EDITAR SEU TEXTO, um guia prático para cortar, emendar, simplificar e reescriturar textos (item 15).


Pois bem, visto o diagrama acima, vamos em frente examinar os itens lá mencionados.

Voltar


Questões preliminares

Inicialmente, postas sob exame as dificuldades (quase generalizadas) que se tem para redigir, listamos os seguintes pontos:

  • Quais as causas dessas dificuldades?
  • Quais os erros mais comuns?
  • O que estudar para corrigir os erros?
  • Como estudar para aprender de fato a redigir? 
  • Como fazer para redigir bem?
  • Que plano básico de redação seguir?

As respostas que encontramos para essas questões estão sintetizadas no quadro resumo abaixo:

Quadro resumo: Problemas de redação. Questões preliminares. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Voltar


E-Book: 1 - Como escrever um texto

A seguir, com base no plano de redação mencionado no quadro resumo acima, elaboramos o módulo autoinstrucional COMO ESCREVER UM TEXTOum passo a passo didático para planejamento e redação de um texto.

Sobre esse e-book da Coletânea REDIGIRMelhor, veja 


Em Como escrever um texto dá-se o conceito básico de texto escrito e de suas partes fundamentais, desenvolve-se exposição didática do processo de planejamento e execução da escrita e finaliza-se com um quadro resumo da estrutura do texto dissertativo e de seus componentes.


Quadro resumo: Planejamento do texto dissertativo. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Voltar


Fases do processo de elaboração do texto

Composto o esquema básico da dissertação argumentativa, o passo seguinte foi elaborar um roteiro mais desenvolvido, que pudesse tanto ser usado em textos mais curtos (dissertações e textos escolares, artigos, etc.) como em redações mais extensas (monografias, textos acadêmicos, textos jurídicos, etc.).

Outro ponto importante que tínhamos para nós, extraído da prática pessoal, era o seguinte pensamento:

O que verdadeiramente "ensina" a escrever com correção é a atividade de trabalhar com textos (leitura e análise da escrita) e trabalhar o próprio texto (escrever e reescrever).

De fato, nosso processo de autoaprendizagem se fez na leitura e análise de bons escritos (editoriais e artigos de jornal, revistas e livros técnicos, textos didáticos e de metodologia, crônicas e romances bem escritos).

De todas essas leituras, elaborei fichas de vocabulário, expressões de linguagem e construções sintáticas, que pude "imitar" até criar o meu próprio estilo, à força incessante de escrever/revisar/reescrever. Ou seja: de praticar até criar o hábito de escrever quase todos os dias.

(...) escrever bem, pelo menos para as necessidades práticas, não é uma iluminação divina, súbita; é o resultado de muito trabalho com a linguagem. O que leva tempo e exige paciência. Entretanto, mesmo sendo uma tarefa complexa e prolongada, é acessível a todos. E é preciso lembrar que o trabalho com a leitura e a escrita é ininterrupto, vai continuar pela vida afora. O que significa que você continuará crescendo sempre. (O grifo é nosso)

Fonte: LUCÍLIA H. DO CARMO GARCEZ. Técnica de redação - O que é preciso saber para bem escrever. Martins Fontes, SP, 2001. (*)

(*) Livro pequeno (140 p.),  quase sem gramática, com ideias essenciais práticas e modernas para aprender a redigir melhor: fala da importância da leitura e dessa para a escrita, do planejamento do texto, da ordem e entrelaçamento das ideias e da reescrita de textos — ponto esse que o REDIGIRMelhor elegeu como fundamental para escrever bem.

Bem, continuando, há ainda uma outra questão:

Como revisar o próprio texto? Como fazer a autocorreção gramatical e estilística?

Estudando o assunto, dos primeiros rascunhos surgiu esta sequência natural das fases de elaboração da redação:

  • planejamento
  • construção
  • revisão e
  • acabamento,

Essa ideia básica foi desenvolvida mediante um estudo no formato de pequeno ensaio (prosa livre que versa sobre um tema específico e que se caracteriza pela visão de síntese e tratamento crítico - Dic. Michaelus), que será visto logo a seguir.

As ideias fundamentais desse ensaio estão resumidas aqui:

Quadro resumo: Fases do Processo de elaboração da redação. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Voltar


O passo seguinte: um roteiro para produzir e revisar o próprio texto

Pois bem, chegamos ao ensaio que mencionamos acima, que tem o título:

COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO,

no qual desenvolvemos um modelo em que o texto é visto como um  

  • PRODUTO (texto a ser produzido), que deverá passar por um
  • PROCESSO (processo de produção), dividido em
  • ETAPAS (ou subprocessos), isto é, fases sequenciais: 
  1. de planificação e elaboração do projeto de redação
  2. de revisão e reorientação do projeto original
  3. de pesquisa e documentação bibliográfica
  4. de construção e desenvolvimento do texto
  5. de controle e melhoria da qualidade do texto
  6. de revisão final e
  7. de acabamento e apresentação.  

Além do fator qualidade do texto, que deve ser controlado em todos os subprocessos da produção, veja-se que no modelo proposto o autor do texto é quem

  • planeja,
  • organiza,
  • dirige e
  • controla a produção textual [1],

pois se trata de um fazer individual, uma paciente elaboração artesanal na qual o estilo pessoal (o modo peculiar de redigir e de expressar) terá de ser aplicado, não obstante o caráter aparentemente automatizado do método e a necessidade, muitas vezes, de observância de padrões formais, no caso da redação administrativa ou institucional. 

[1] É certo que alguns trabalhos acadêmicos requerem orientação e/ou revisão por parte de terceiros. 


E mais este importante aspecto: 

  • as diferentes fases de produção do texto foram sinalizadas deste modo:

Esses sinais (e suas cores), inspirados pela sinalização de trânsito, correspondem a diferentes graus de importância, cuidado e dificuldade, requeridos pelas diversas etapas do processo de construção do texto, em face de critérios de correção e padrões de qualidade


Quadro resumo - Plano de um Roteiro de produção e revisão de textos


E-book: 2 - Como redigir e revisar seu texto (Primeira Parte - Ensaio teórico)

Pois bem, foi com base no sequenciamento teórico acima que redigimos a Primeira Parte - Ensaio teórico do ebook 2 - COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO.

De fato, partindo de uma exposição metódica de teorias de administração, técnicas de metodologia e regras de redação pragmática, chegamos a um modelo de produção de texto no qual o texto escrito é visto como um PRODUTO (texto a ser produzido), que deverá passar por um PROCESSO (processo de produção), dividido em ETAPAS (ou subprocessos), isto é, fases sequenciais.

Sobre esse-book da Coletânea REDIGIRMelhor, veja 

Voltar


Roteiro de redação

O diagrama que vem a seguir — Roteiro de redação do REDIGIRMelhor — sintetiza as ideias desenvolvidas na primeira parte do e-book acima, e orienta a elaboração dos textos e roteiros didáticos da Coletânea REDIGIRMelhor.

Confira:

Diagrama: Roteiro de Redação do RedigirMelhor. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]


Listas simplificadas de orientação redacional

A seguir vão exemplos de duas listas simplificadas, extraídas da primeira parte do e-book 2, para orientar a elaboração e a correção do seu texto (e também de terceiros, é claro).

Confira.

Nota:  

Nas listas abaixo, os sinais  e suas cores# # # # ], inspirados pela sinalização de trânsito, correspondem a diferentes graus de importância, cuidado e dificuldade, requeridos pelas diversas etapas do processo de construção do texto, em face de critérios de correção e padrões de qualidade.


Aumente o zoom do seu equipamento para ler melhor


PARA ELABORAR O SEU TEXTO


LISELA - Lista simplificada de elaboração de texto

Voltar


PARA REVISAR O SEU TEXTO


LISCOR - Lista simplificada de correção de texto

Voltar


E-book 2 - Como redigir e revisar seu texto (Segunda Parte - Aspectos Práticos)

A Segunda Parte - Aspectos Práticos do e-boook 2 - COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO trata-se de um roteiro de composição e correção de textos, que sintetiza em quadros sinóticos recomendações essenciais para a redação e a revisão de textos.

Nesta Segunda Parte, retomamos os quadros resumos e os esquemas de elaboração e correção de textos (desenvolvidos na Primeira Parte - Ensaio teórico do e-book 2 ─ COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO) e acrescentamos os seguintes recursos:

 lista de vícios e imperfeições a serem evitados (coluna INCORREÇÕES A EVITAR), e

links de ferramentas eletrônicas com dicas e orientações para correção das irregularidades (manuais, gramáticas, dicionários, sites, etc.), na coluna ONDE ENCONTRO INFORMAÇÃO?

Assim, os quadros resumos da Primeira Parte - Ensaio teórico do  e-book 2, com os acréscimos citados, formam a base da Segunda Parte - Aspectos práticos deste e-book 2 ─ COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTORoteiros para compor textos com qualidade, no qual apresentamos os seguintes roteiros::

Roteiro Pr@tico de redação - ROPRed e o  

Roteiro Pr@tico de revisão - ROPRev

Com esses roteiros práticos, damos passo importante na sequência de materiais didáticos voltados à autorrevisão, conforme está abaixo no tópico Autorrevisão textual (aqui).

Voltar


Roteiros práticos de autorrevisão textual

A seguir, vão recortes dos roteiros práticos, extraídos da segunda parte do e-book 2, que vão auxiliá-lo na aprendizagem da redação e revisão de seus próprios textos (e de terceiros, também, é claro).

Confira:


Aumente o zoom do seu equipamento para ler melhor


PARA ORIENTAR A ELABORAÇÃO DO TEXTO

Roteiro Pr@tico de redação - ROPRED

Voltar


PARA REVISAR O TEXTO ELABORADO

Roteiro Pr@tico de revisão - ROPREV

Voltar


Dificuldade da autocorreção de texto

No método que vimos expondo surgiu, com as listas de orientação e verificação do texto, o problema da

autocorreção de texto,

tema sobre o qual escrevemos .


Pois bem, sabe-se que uma das dificuldades da autocorreção de textos é a falta de costume do autor em tipificar os erros (ortografia, sintaxe, estilo) e/ou associá-los aos pontos específicos dos dicionários, gramáticas ou manuais de composição e redação.

A experiência mostra, no entanto, que quanto mais praticar análise gramatical, emendar erros, reescrever textos, mais fácil será para o autor a mecânica de identificar e sanar erros de redação.

E o hábito de revisar textos, de consultar dicionários, gramáticas e manuais vai propiciando domínio das técnicas, jeito e facilidade para escrever com correção.

Para ajudar nessa dificuldade, com o e-book 3 - Como escrever sem erros, sugerimos algumas práticas que podem facilitar a identificação e classificação de erros e inadequações de redação.
 


E-book 3 - Como escrever sem erros

Sobre esse e-book da Coletânea REDIGIRMelhor, veja 

Voltar


Trecho do e-book 3 - Como escrever sem erros

Veja este trecho retirado do e-book 3:

Passos para o aperfeiçoamento do texto

O potencial de melhoria do texto, qualquer texto, é infinito.

(Dad Squarisi/Arlete Salvador)

É natural a dificuldade do autor em perceber os erros que comete ao redigir, seja pela incapacidade de se pôr no lugar do leitor, seja pela resistência (inconsciente) de promover alterações no texto que produziu.

Esse é o primeiro ponto.

O ponto seguinte é: como descobrir o erro?

E o autor se pergunta:

  • Elaborei o texto de acordo com as técnicas que conheço, consultei listas de erros mais comuns, li, corrigi, eliminei excessos e falhas — mas será que está tudo correto?

E é difícil ter segurança completa quanto a isso.

O terceiro ponto é este:

  • Se há outros erros que não vi, como faço para localizá-los?
  • Se desconfio de algum ponto, como esclareço minha dúvida?
  • Há uma hierarquia de erros: uns maiores, outros menores?
  • Qual é a natureza dos erros?

Pois bem, essas são as questões que surgem amiúde, e para respondê-las podemos seguir estes passos:

Passo 1 – Descobrir o erro: Descobrem-se os erros lendo e relendo o texto e desconfiando de tudo (trechos sem sentido, ou difíceis de ler, ou com eco, colisão; concordâncias; conjugação de verbos; propriedade de preposições [regência], conjunções [sintaxe], palavras [semântica])

Passo 2 – Analisar e classificar o erro: Se houver dúvida quanto à correção de algum ponto, é preciso analisar e classificar a questão (estrutura, grafia, gramática ou estilo?)

Passo 3 – Conferir a norma: Depois é necessário conferir a norma (que pode estar num dicionário, numa gramática, num manual de redação ou estilo)

Passo 4 – Corrigir os erros e terminar o texto: E, para rematar o trabalho, vem a fase de acabamento (emendar os erros, polir e concluir o texto)

Para a segura realização desses procedimentos, devemos:

- saber quais são as normas básicas de gramática e de redação

- verificar que há uma hierarquia de erros

- rever quais são os procedimentos padrões de elaboração do texto

- conhecer os fundamentos da análise gramatical

- examinar os critérios de correção de erros geralmente utilizados

- correlacionar os erros de redação e os respectivos pontos de gramática e estilo

- corrigir, editar e finalizar o texto.

Esses pontos serão examinados no próximo item.

Como proceder

Os quatro passos citados (...) serão examinados (...) mediante os seguintes tópicos:

1 – Conhecer as normas básicas de gramática e redação

2 – Compreender que há uma hierarquia de erros

3 – Apreender os procedimentos padrões para elaboração do texto

4 - Saber análise gramatical

5 – Observar os critérios de correção de erros de redação

6 – Estabelecer correlação entre erros de redação e pontos de gramática e estilo

7 – Editar e rematar o texto

...................

Trecho do e-book 3 - Como evitar erros de redação


Vícios de estruturação, linguagem e normalização

Veja este quadro que resume os pontos de verificação de um texto, extraído de Como escrever sem erros:

Quadro resumo: Vícios de estruturação, linguagem e normalização. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Voltar


E-book 4 - Como dar coesão e coerência ao texto

Neste e-book 4estudamos A TEXTUALIDADE: A SENTENÇA ESCRITA DE FORMA CLARA, PRECISA E ELEGANTE:      

> A interdependência das partes do texto;

> Os conceitos de unidade e ligação para a construção lógica do texto;  

> As relações de sentido entre palavras, expressões ou enunciados do texto;  

> Os mecanismos de referenciação e progressão dos segmentos do texto;

> Os elementos (conjunções e locações) com que se tece o texto;

> O PRONTUÁRIO TEXTOPr@tico de elementos de coesão.


Sobre esse e-book da Coletânea REDIGIRMelhor, veja 

Voltar


E-book 5 - Como reescrever e editar seu texto

Neste e-book 5estudamos A DESPOLUIÇÃO, CONDENSAÇÃO, ABREVIAÇÃO E (RE)ORGANIZAÇÃO DO TEXTO:

> Como corrigir e reescriturar textos — ou editar o texto;

> Como verificar pontos gramaticais graves do texto;

> Como verificar a estrutura, a textualidade, a estilística e a normalização do texto.


Sobre esse e-book da Coletânea REDIGIRMelhor, veja 

Voltar


Sequência de estudos – E-books Série REDAÇÃO E REVISÃO

O estudo dos e-books da Série REDAÇÃO E REVISÃO dever ser realizado na seguinte sequência didática:

Diagrama: Sequência didática de uso de e-books Série REDAÇÃO E REVISÃO. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]


Instrutor Serelepe

O diagrama acima sintetiza a seguinte sequência de estudos:


SEQUÊNCIA DE ESTUDOS – E-BOOKS SÉRIE REDAÇÃO E REVISÃO

1. COMO ESCREVER UM TEXTO – Passo a passo para planejar e redigir um texto

 # Aqui estudamos o PLANEJAMENTO DA REDAÇÃO DO REDIGIRMelhor   

> Visão histórica e modos de organização do texto escrito;

> Etapas de produção do texto;

> Descrição e exemplificação dos modos de levantamento e organização de ideias;  

> O plano de redação;

> Quadro resumo do planejamento do texto dissertativo;

> Atividades práticas.

2. COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO - Primeira Parte - Ensaio Teórico - Roteiros para compor textos com qualidade

 # Aqui estudamos o ROTEIRO DE REDAÇÃO E REVISÃO DO REDIGIRMelhor

 > Um modelo de redação, no qual o TEXTO é visto como um PRODUTO, que passa por um PROCESSO de produção, dividido em ETAPAS (1. Planejamento do texto; 2. Construção do texto; 3. Revisão do texto e 4.  Acabamento do texto);  

> As fases do processo de construção do texto, que   são expandidas e detalhadas no Roteiro de Redação do REDIGIRMelhor;

> A orientação e monitoração da produção do texto mediante Roteiros: 1) Orientações Gerais para Redação; 2) Verificações Gerais de Redação.

2.COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO - Segunda Parte - Aspectos práticos - Roteiros para compor textos com qualidade 

 #Aqui estudamos as LISTAS PRÁTICAS DE REDAÇÃO E REVISÃO DE TEXTOS DO REDIGIRMelhor

> Noções de vícios de linguagem;  

> Tópicos principais de incoerências, incorreções e vícios encontrados nos textos e as técnicas utilizadas para sua correção;  

> Listas práticas de orientação para redação e revisão de textos;

> Pontos críticos a serem observados na redação e revisão do próprio texto.

3 –COMO ESCREVER SEM ERROS - Roteiro para identificar e prevenir erros de redação 

 #Aqui estudamos NORMAS DE REDAÇÃO, GRAMÁTICA, ESTILO E NORMALIZAÇÃO APLICÁVEIS AOS TEXTOS

> Os tipos de gramática (expositiva ou normativa, histórica e comparativa) e a estruturação de seus conteúdos baseados da Nomenclatura Gramatical Brasileira (NGB);  

> A divisão da gramática (fonologia, morfologia e sintaxe) e os tipos de análise (fonética, morfológica ou sintática);

> As normas gramaticais e de redação, padronização de linguagem e normalização;

> Os erros de redação (natureza, hierarquia, classificação);

> A tipificação dos erros de redação (ortografia, sintaxe, estilo);  

> A associação dos erros de redação aos pontos específicos dos dicionários, gramáticas ou manuais de composição e redação;  

> Os critérios de correção de erros de redação;

> Os passos para aperfeiçoamento do texto: descobrir o erro, analisar e classificar o erro, conferir a norma, corrigir e acabar o texto.    

4 –COMO DAR COESÃO E COERÊNCIA AO TEXTO - Regras de unificação e ligação das partes do texto

 # Aqui estudamos A TEXTUALIDADE: A SENTENÇA ESCRITA DE FORMA CLARA, PRECISA E ELEGANTE     

> A interdependência das partes do texto;

> Os conceitos de unidade e ligação para a construção lógica do texto;  

> As relações de sentido entre palavras, expressões ou enunciados do texto;  

> Os mecanismos de referenciação e progressão dos segmentos do texto;

> Os elementos (conjunções e locações) com que se tece o texto;

> O PRONTUÁRIO TEXTOPr@tico de elementos de coesão.

5. COMO REESCREVER E EDITAR SEU TEXTO - Guia para cortar, emendar, simplificar e reescriturar textos

 # Aqui estudamos A DESPOLUIÇÃO, CONDENSAÇÃO, ABREVIAÇÃO E (RE)ORGANIZAÇÃO DO TEXTO

> Como corrigir e reescriturar textos — ou editar o texto;

> Como verificar pontos gramaticais graves do texto;

> Como verificar a estrutura, a textualidade, a estilística e a normalização do texto.

Voltar


Outros recursos didáticos do REDIGIRMelhor

Veja também:

Voltar


AUTORREVISÃO TEXTUAL

Uma das atividades mais difíceis de se fazer para um redator é revisar o próprio texto. Quando revisamos o de outra pessoa, os erros aparecem mais facilmente e é bem mais tranquilo fazer as correções necessárias.

Quando de trata do nosso conteúdo, as pequenas falhas parecem camuflar e surgem apenas no momento que o texto alcança o primeiro leitor.

Dimitri Vieira, Editor-chefe do blog Comunidade Rock Content


Veja este texto sobre a autorrevisão de textos .

Conheça também o mapa mental com o passo a passo da autorrevisão proposta pelo REDIGIRMelhor:

[V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Voltar ao tópico

Voltar


COLETÂNEAS DE REDAÇÃO E SINTAXE DO REDIGIRMelhor

ADQUIRIR E-BOOKS DESTA COLETÂNEA

O REDIGIRMelhor elaborou duas séries de e-books, voltados à

  • REDAÇÃO e REVISÃO e à
  • ​​​SINTAXE e VIRGULAÇÃO.

As sínteses dos conteúdos desses e-books podem ser examinadas nos seguintes diagramas:

Mapa: REDIGIRMelhor - Coletânea de e-books - Série Redação. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Mapa: REDIGIRMelhor - Coletânea de e-books - Série Sintaxe e Virgulação. [V. original no tópico PASTA DIGITAL, ao final da desta PÁGINA ELETRÔNICA]

Voltar


E-books da Série Redação e Revisão

Da Série Redação e Revisão está disponível gratuitamente aqui no site o seguinte título:


SÉRIE REDAÇÃO E REVISÃO - REDIGIRMelhor

E-books na Amazon/Kindle


Na loja Kindle do site Amazon estão à venda os seguintes títulos:

1 - COMO ESCREVER UM TEXTO - Passo a passo para planejar e redigir um texto

(*) Na compra desse e-book, o adquirente recebe, como prêmio, em formato PDF, o e-book 2 - COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO

5 - COMO REESCREVER E EDITAR SEU TEXTO - Guia para cortar, emendar, simplificar e reescriturar textos

(*) Na compra desse e-book, o adquirente recebe,  como prêmio, em formato PDF, o e-book 4 - COMO DAR COESÃO E COERÊNCIA AO TEXTO 


Amazon Kindle logo.svg

  • Se você não possui o leitor digital Kindle, da Amazon, pode ler os e-books no smarphone, tablet ou computador.
  • Veja como baixar gratuitamente o aplicativo de leitura do Kindle - aqui

SÉRIE REDAÇÃO E REVISÃO - REDIGIRMelhor

E-books à venda aqui no site


2 - E-BOOK - Como redigir e revisar seu texto - Roteiros para compor textos com qualidade

4 - E-BOOK - Como dar coesão e coerência ao texto - Regras de unificação e ligação das partes do texto

(*) Esses e-books são distribuídos como prêmio na aquisição de e-books desta coletânea disponíveis da Amazon/Kindle.


E-books da Série Sintaxe e Virgulação

Da Série Sintaxe e Virgulação está disponível gratuitamente aqui no site o seguinte título:


SÉRIE SINTAXE E VIRGULAÇÃO - REDIGIRMelhor

E-books à venda na Amazon/Kindle


Na loja Kindle do site Amazon estão à venda os seguintes títulos:

2 - A TEORIA DIDÁTICA DA FRASE - Orações, padrões oracionais e análise sintática simplificada

(*) Na compra desse e-book, o adquirente recebe, como prêmio, em formato PDF, o e-book 4 - AS FUNÇÕES DA VÍRGULA NA FRASE

3 - OS PROCESSOS SINTÁTICOS DO TEXTO - Os processos coordenativos e subordinativos da trama textual

(*) Na compra desse e-book, o adquirente recebe, como prêmio, em formato PDF, o e-book 5 - VIRGULAÇÃO - REGRAS PRÁTICAS PARA VIRGULAR


Amazon Kindle logo.svg

  • Se você não possui o leitor digital Kindle, da Amazon, pode ler os e-books no smarphone, tablet ou computador.
  • Veja como baixar gratuitamente o aplicativo de leitura do Kindle - aqui

SÉRIE SINTAXE E VIRGULAÇÃO - REDIGIRMelhor

E-books à venda aqui no site


4 - AS FUNÇÕES DA VÍRGULA NA FRASE - A correta entoação e interpretação da sentença escrita

5 - VIRGULAÇÃO - REGRAS PRÁTICAS PARA VIRGULAR - Regras ordenadas de uso da vírgula

(*) Esses e-books são distribuídos como prêmio na aquisição de e-books desta coletânea disponíveis da Amazon/Kindle.

Voltar


ESTUDAR REDAÇÃO NA WEB

Como já dissemos, há material de qualidade de língua portuguesa e redação disponível na WEB, que utilizamos aqui no REDIGIRMelhor

Quanto à redação, veja o seguinte:

ESTUDO DA LÍNGUA PORGUESA


https://redacaoparaconcursos.com.br/praticar-redacao/ 

Professora Mariana Santana Marins

https://redacaoparaconcursos.com.br/#redacao


ELABORAÇÃO DA REDAÇÃO

Voltar


RECURSOS ELETRÔNICOS DE REVISÃO DE TEXTOS

Abaixo comentamos recursos eletrônicos auxiliares da revisão de textos.

Confira.


RECURSOS DO EDITOR DE TEXTO

Mesmo não sendo inteiramente confiáveis, os recursos de revisão dos editores de textos devem ser os primeiros a serem usados.

Se o rascunho do texto for feito com o layout da página e o design do texto já aprontados, o autor ganha tempo e a revisão do texto — que inclui, além daqueles itens, aspectos de digitação, gramática, textualidade, estilo, etc. — fica mais fácil de ser feita.

Os recursos tradicionais de um editor de texto (Word e programas gratuitos), geralmente, são estes:

  • ERROS DE DIGITAÇÃO e ORTOGRAFIA 
  • INDICAÇÃO DE ERROS GRAMATICAIS
  • DICIONÁRIO DE SINÔNIMOS
  • DIAGRAMAÇÃO

Além desses, há no Word o recurso de revisão de textos elaborados por grupos de redatores ou revisores, que permite aos membros marcar erros, escrever comentários, inserir e retirar partes do texto, etc.

Veja Como usar as ferramentas de revisão do word


REVISORES ON-LINE

Há disponíveis na WEB corretores ortográficos que permitem identificar e corrigir erros (tipográficos, ortográficos, gramaticais).

Sofrem as limitações típicas das ferramentas eletrônicas para aquela finalidade, mas, ainda assim, podem ajudar a escrever com correção.

Veja estes links:


DICAS DE REVISÃO

Voltar


ROTEIROS PRÁTICOS DE BLÁ-BLÁ-BLÁS...

A linguagem empolada, embromatória, obscura está presente em muitos textos corporativos, peças jurídicas e discursos políticos, entre outros.

O texto ROTEIROS PRÁTICOS DE BLÁ-BLÁ-BLÁS traz uma amostragem dessas espécies, que nos ajuda a "entender" e evitar tal linguagem.

Voltar


COERÊNCIA E COESÃO TEXTUAIS

O texto é uma estrutura cujas partes são interdependentes, sendo cada uma necessária para a compreensão das demais. Assim, ele é produto da fusão dos conjuntos macro (coerência) e micro (coesão) e se elabora mediante inúmeros recursos.

Confira um resumo didático (Pr@tifix) sobre a questão: aqui

Voltar


MUNDO VIRTUAL

6 BLOGS DE PROFESSORES DE PORTUGUÊS

REDIGIRMelhor selecionou 6 blogs de professores de língua portuguesa, com dicas e informações para você sanar dificuldades de redação e gramática.

Confira.

Voltar


LINKOTECA


Sites de português

  • Língua Brasil - aqui
  • gramaticaonline.com - aqui
  • português.com.br - aqui
  • portaldogramaticando - aqui
  • soportugues.com.br - aqui
  • Sua língua.com.br/Cláudio Moreno - aqui
  • dilsoncatarino.blogspot.com - aqui
  • Blog do gramaticando - aqui
  • Lições de português (David Fares) - aqui
  • Dicas de português (TJ/SC) - aqui
  • Gramatigalhas.com.br - aqui
  • Línguaportuguesa.blog - aqui
  • Norma culta - aqui

Voltar


Caixa de ferramentas eletrônicas para redação


Manuais de redação disponíveis na WEB


Dúvidas de português on-line

  • Gramaticalhas - Consultas on-line
    • Dúvidas gramaticais de cunho jurídico - aqui
  • Dicas de português on-line do TJ/SC
    • Dicas de português - aqui
  • Manual de comunicação on-line da SECOM
    • Lista alfabética de temas de redação e estilo - aqui
  • Manual de Redação do Estadão
    • Os cem erros mais comuns - aqui
    • Erros graves - aqui
    • Pronúncia - aqui
  • Manual de Redação da Folha
    • Regras gramaticais e dúvidas de redação - aqui
    • Glossário Jurídico - aqui
    • Estrangeirismos - aqui
    • Siglas - aqui
  • Língua Brasil
    • Consulta sobre palavras compostas, vírgulas e outras dúvidas de português

Voltar


Redação do  ENEM

  • Portal do MEC - ENEM - aqui
  • Guia do Estudante - ABRIL - aqui
  • Manual de Redação ENEM/2018 - aqui
  • Dicas para ter uma redação nota 1000 - aqui
  • 13 dúvidas mais comuns sobre a redação do ENEM - aqui
  • Check-list redação ENEM nota 1000! - aqui
  • Exemplos de redações nota 1000 do ENEM para você se inspirar - aqui
  • Dicas para Redação nota 1000 - Vídeo Prof. Bernardo Soares - aqui
  • Consiga 1000 na REDAÇÃO do ENEM – DICAS - Vídeo - Seja Um Estudante Melhor - aqui

Voltar


VIDEOTECA

Voltar


BIBLIOTECA DIGITAL 


PASTA DIGITAL 

Os quadros resumos e diagramas constantes desta PÁGINA A3 estão numa pasta digital, que você poderá baixar, gratuitamente, clicando

 

Voltar



Publicado por ACGuima
em 06/02/2020 às 17h50
CONHEÇA O SITE - AQUI
ÍNDICE GERAL DO SITE - AQUI
E-BOOK - 1 - COMO ESCREVER UM TEXTO – Passo ... R$12,00
E-BOOK - 2 - COMO REDIGIR E REVISAR SEU TEXTO... R$10,00
E-BOOK - 3 – COMO ESCREVER SEM ERROS - Roteir... R$1,00
E-BOOK - 4 – COMO DAR COESÃO E COERÊNCIA AO T... R$10,00
E-BOOK - 5 - COMO REESCREVER E EDITAR SEU TEX... R$15,00
E-BOOK - 1 - O DESAFIO DA VÍRGULA - Questões ... R$1,00
E-BOOK - 2 – A TEORIA DIDÁTICA DA FRASE - Ora... R$12,00
E-BOOK - 3 - OS PROCESSOS SINTÁTICOS DO TEXTO... R$12,00
E-BOOK - 4 - AS FUNÇÕES DA VÍRGULA NA FRASE -... R$10,00
E-BOOK - 5 – VIRGULAÇÃO – REGRAS PRÁTICAS PAR... R$10,00
PR@TIFIX - RESUMOS DIDÁTICOS DE SINTAXE R$7,00
R.0.U.V. - REGRAS ORDENADAS DE USO DA VÍRGULA R$7,00
GP.Rm - GUIAPr@tico REDIGIRMelhor - REDAÇÃO E... R$8,00
Site do Escritor criado por Recanto das Letras